Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SPED e a nova onda de gestão

Sob o ponto de vista da competitividade dos negócios em geral, vivemos um momento muito importante da história de nosso país, em que os pontos fracos que representam ameaças para determinadas empresas, potencializam, em muito, as oportunidades para empresas que se encontram organizadas e melhor preparadas.

Por outro lado, o bom momento de perspectivas de crescimento econômico pelo qual passa o país, diante do cenário em que os fatores de preços são forçados a maior equiparação, seja pela globalização da economia, seja pelo maior acesso a informação com as facilidades da Internet, apoiado pelo arrocho do Fisco, traz as empresas para uma nova realidade competitiva, pois o preço dos produtos e dos serviços deixam de representar atributo de
competitividade. Diante deste novo cenário, nunca se pôde afirmar com tamanha segurança que o sucesso dos negócios advém da competência em gestão empresarial e da capacidade das organizações em se relacionarem com o mercado em geral.
Com estas percepções e sensibilidade, diante do know how consolidado em 20 anos de atuação em sistemas de gestão para cooperativas, a Datacoper posiciona-se com produtos de alto valor agregado e apresenta mais uma novidade: Vistra MI/BAV, sistema de apoio e suporte a decisão, que agora integra dados do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) às visões gerenciais e estratégicas.
Os dados das NF-e´s (Notas Fiscais Eletrônicas) e do SPED, dispostos em layouts padronizados para sincronização e entrega aos órgãos de fiscalização dos Estados da Federação e da Receita Federal, são aproveitados pelo Vistra MI/BAV e transformados prontamente em informações gerenciais dispostas de forma dinâmica e interativa, permitindo aos gestores estabelecer um completo diagnóstico da situação da empresa. Ainda, o sistema é capaz de medir a performance dos negócios por meio de painéis compostos por análises gráficas e indicadores, que formam um verdadeiro painel de comando de gestão, que pode inclusive antecipar, com base em ações e metas, os resultados antes da tomada de decisões, estimulando e provocando a inteligência gerencial. Dessa forma, tira-se proveito dos dados digitais da escrituração fiscal e contábil, com o intuito de utilizá-los a favor dos negócios, isso, claro, medido e analisado por um sistema capaz de simular e prever com precisão o direcionamento das tomadas empresariais.
“O SPED reforça ainda mais a onipresença do Fisco e força as empresas a desenvolverem habilidades para adaptação aos novos tempos, o que exige maior competência em gestão. Com a evolução dos sistemas gerenciais e com a implementação do SPED, entendemos que o momento atual é bem mais favorável para aproveitar sistemas que transformem dados em informações inteligentes, tendo como horizonte o desenvolvimento e crescimento empresarial”, argumenta Cezar Bernardon, Presidente da Datacoper. A partir de um sistema inteligente e completo como o Vistra MI/BAV é possível construir cenários de informações compostos pelos mais diversos tipos de visões, apresentando de forma muito ágil, flexível e objetiva desde indicadores de desempenho até informações mais analíticas, dispostas em formatos intuitivos, que facilitam e viabilizam o uso por diretores, executivos e gerentes e geral.
Segundo Detlev Kahrbek, autor da metodologia BAV, é possível comparar as ferramentas de gestão e decisão às atividades do médico. “Fazendo uma analogia, da mesma maneira como a medicina mede o desvio entre os estados de saúde e de enfermidade e assim como todos os órgãos e funções devem estar bem e em interação, todas as divisões e departamentos organizacionais devem ser eficazes e interativos. Dessa forma, como a medicina está voltada para a cura, a empresa também deve estar voltada para o futuro e deve ser gerida prospectivamente, direcionada ao crescimento”, ressalta.
Diante desse cenário, as empresas devem encarar a ameaça do arrocho fiscal como uma oportunidade de crescimento, aproveitando este momento para investir em ferramentas que se adequem às visões tributárias, fiscais e contábeis, mas que também ofereçam outras necessidades gerenciais, podendo, com isso, ter uma visão completa de tudo o que acontece dentro da empresa, o que garante tomadas de decisões seguras, minimizando erros em todas suas áreas.

http://www.tanacidade.com/?noticia=23735&sped-e-a-nova-onda-de-...

Nenhum comentário:

Postar um comentário